DEPOIMENTOS

Confira a seguir os depoimentos de alunas e alunos do Instituto!

O curso de Turismo Responsável apareceu como um bálsamo na minha vida; pois além da situação complexa da pandemia de 2020, eu ainda estava passando por um período de reinvenção na minha carreira profissional. Tenho 18 anos de formação em Bacharelado em Turismo, e durante todos estes anos não encontrei cursos que me atualizasse dentro do universo do Turismo Consciente. O mercado de cursos em Turismo só ofertava mais do mesmo! O Instituto Vivejar me proporcionou uma atualização dentro da área profissional que amo no Turismo e fez ter novas ideias, abrindo o horizonte! Os facilitadores Mari e Gustavo são incríveis, tendo muito conhecimento de técnico e prático para ofertar. A assistente Ana sempre muito atenciosa e gentil! O grupo de alunos que se formou é fera! Criamos uma rede de contatos poderosa para a nova era do Turismo. Se as aulas on-line já está sendo show, eu fico imaginando como seria presencial... Só tenho que agradecer!

LETICIA FRANÇA.jpg

—  Letícia França (São Paulo/SP)
Aluna do Curso Turismo Responsável

camila barp.jpg

O Curso "Turismo Responsável" está sendo excelente. Conteúdo muito bem elaborado, ótima curadoria dos materiais, excelente condução das aulas e dentro de um tempo prático e factível. As trocas de conteúdo, conhecimento e inspiração são riquíssimas. Recomendo a todos que os profissionais do turismo e afins. Precisamos elevar o discurso do Turismo Responsável no Brasil e o curso contribui muito para isso.

—  Camila Barp (Curitiba/PR)
Aluna do Curso Turismo Responsável

Foi um grande alento participar do Curso Turismo Responsável nesse caótico ano de 2020. É muito animador encontrar pessoas que conhecem e querem compartilhar experiências exitosas de um turismo mais "orgânico". Acredito ser um dos caminhos para a real sustentabilidade. Agradeço ao Instituto Vivejar e aos colegas.

—  Sinara Leandra (Brasília/DF)
Aluna do Curso Turismo Responsável

lilas nasc.jpeg

Tenho uma admiração imensa por Mari e Gustavo pelo protagonismo na promoção do Turismo Responsável no Brasil. De nossa parceria pelo Coletivo MUDA e o Escritório da Embratur no Reino Unido na promoção do Brasil surgiu não somente a amizade, mas a esperança que a gestão pública e a iniciativa privada acordem para o desenvolvimento sustentável. Aproveito para parabenizar a Mari pela premiação da Vivejar no WTM Responsible Tourism Awards (uau!) pela iniciativa do crowdfunding para apoio às comunidades, muito orgulho! Obrigada pela dedicação e por compartilharem tão ricas bagagens conosco! Recomendo imensamente os cursos do Instituto Vivejar

—  Lilás Nascimento (Reino Unido/ Brasil)
Aluna do Curso Turismo Responsável

O Instituto Vivejar tem nos proporcionado incríveis trocas através do curso de Turismo Responsável e mentorias com muitos aprendizados. Já participei de 2 módulos, e ainda tenho o prazer de ter conhecido e trabalhado com a Mari e a Ana Rosa! Parabéns girls! Parabéns a todxs envolvidos e ao maravilhoso prof Gustavo Pinto! Estão arrasando e ainda com um valor super em conta! Quem ainda não participou: se inscreva nos próximos módulos! 🙏🌹✨

—  Hayani Mirianda (Palmas/TO)
Aluna do Curso Turismo Responsável

O Instituto Vivejar é composto por pessoas e profissionais incríveis, que com muito amor e profissionalismo trabalham em prol de um turismo mais responsável. Fiz 2 módulos do curso "Curso Turismo Responsável: tirando seu projeto do papel" e comprei os demais, pois gostei muito da metodologia, conteúdo e dos "instrutores". Recomendo a todos os profissionais da área e demais interessados em ser um turista mais responsável e respeitoso em suas viagens.

— Priscila Rios Martins (Serra do Cipó/MG)
Aluna do Curso Turismo Responsável

Concluí os dois primeiros módulos do curso "Turismo Responsável - Tirando seu projeto do papel" e já estou inscrito nos demais módulos. Os instrutores são maravilhosos e demonstram um conhecimento excepcional sobre o assunto. Estou satisfeito e considero o curso de excelente nível e de custo muito baixo. Muito conteúdo relevante. Recomendo.

—  Daniel Silva (Niterói/RJ)
Aluno do Curso Turismo Responsável

Só lamento que tenhamos demorado tanto para nos reunir para aprendizados e trocas tão relevantes como as que estão ocorrendo no curso do Instituto Vivejar. Enfim! Antes tarde do que nunca! Se você tem interesse em um turismo justo e responsável, aqui é um bom lugar de estar. Recomendo! Lica.

— Marli Luisa (Florianópolis/SC)
Aluna do Curso Turismo Responsável

Quero aqui deixar minha imensa satisfação em participar do Curso Turismo Responsável do Instituto Vivejar. A princípio foi um curso que me despertou mais curiosidade do que expectativa, mas que no decorrer das aulas, a experiência, o conhecimento, o profissionalismo da equipe, a riqueza do material apresentado e principalmente a clareza e naturalidade que nos foi passado o conteúdo pelos mentores, trouxe um sentimento de transformação. Trouxe um novo olhar e mais humano para o universo imenso e maravilhoso do turismo. Minha eterna gratidão a todos os envolvidos neste lindo projeto e ao Universo, que me direcionou para este caminho! Que essa corrente do bem criada, possa crescer e se espalhar para todos os cantos e atingir e transformar o maior número de pessoas!

—  Cíntia Rainha Crestani (Itapecerica da Serra/SP)
Aluna do Curso Turismo Responsável

clara depoimento.jpeg

Gostei tanto que resolvi repetir. O curso de turismo responsável foi maravilhoso. Palmas para os professores que entendem de turismo, não porque estudaram, mas porque acordam, vivem e dormem turismo (será que exagerei?). Os colegas sempre postando novidades. O networking foi fantástico. Conheci pessoas incríveis. Resolvi, então, repetir a dose. Quem quiser estudar com pessoas interessantes, trocar experiências e adquirir muito conhecimento, não pode deixar de se matricular na segunda turma e me acompanhar nessa viagem maravilhosa do turismo responsável.

—  Clara Carybé (Feira de Santana/BA)
Aluna do Curso Turismo Responsável

Sou formada em Turismo e atuei na área por mais de 13 anos. O tema turismo de base comunitária, turismo responsável foi algo que sempre me despertou interesse,  mas no qual eu nunca atuei efetivamente.  No ano passado, durante uma pesquisa na internet sobre empresas que atuavam no turismo com essa finalidade, me deparei com a Vivejar  e tive a feliz surpresa de saber do Curso de Turismo Responsável que eles iriam realizar através do seu Instituto. Não pensei duas vezes e embarquei nessa aventura de conhecimento que o Gustavo e a Marianne compartilharam conosco. Foram meses incríveis de muitas descobertas, contato com pessoas maravilhosas que fazem do turismo uma verdadeira ferramenta de transformação social.  Muito obrigada Instituto Vivejar, Gustavo Pinto, Marianne Costa e Ana Rosa.

—  Cássia Canuto (São Paulo/SP)
Aluna do Curso Turismo Responsável

Victor depoimento.jpeg

O curso de Turismo Responsável nos proporcionou momentos incríveis com trocas de experiências e um conteúdo de grande relevância. Mais que sustentabilidade, temos muito que aprender sobre consumo responsável e escolhas, e entender como cada ação nossa impacta na vida do outro. (Victor Sanábio - Turismólogo).

— Victor Sanábio (Belo Horizonte/MG)
Aluno do Curso Turismo Responsável

Quando escutei pela primeira vez sobre esse curso decidi na hora que queria fazer, pois algo me dizia que esse curso não era como os outros. Aprender sobre turismo responsável  era algo inovador. Eu não tinha nem um projeto quando comecei e sai do curso com um projeto pronto e uma sócia. Sem sombra de dúvida, o curso foi um divisor de águas na minha história.  Cada aula um novo aprendizado de conteúdo  profundo e experiências inspiradoras. Gustavo e Marianne dominam como ninguém os temas abordados em cada módulo do curso e tudo de forma clara e contagiante. Sou muito grata por todo o tempo que passamos juntos e por todo o aprendizado  de valor que nos foi entregue.

—  Maria da Conceição (Belém/PA)
Aluna do Curso Turismo Responsável

Alvaro depoimento.jpeg

O curso foi para mim uma porta para um universo do turismo com impacto positivo e responsável no Brasil. Ver tantas açoes responsáveis, exemplos de sustentabilidad e boas energías dos participantes como dos organizadores me inspirou para criar meu projeto e começar a operar em 6 meses. E além da inspiração fiz uma rede de contatos em todo o Brasil, invaluable!

— Alvaro Fiore (Bombinhas/SC)
Aluno do Curso Turismo Responsável

O curso Turismo Responsável foi incrível, participei de todos os módulos, os mentores do Instituto Vivejar são maravilhosos, eles nos motivam e nos mostram que sempre podemos fazer mais pelo um turismo responsável sustentável. Super recomendo fazer o curso.

—  Eusilene Sousa Matos (Boa Vista/RR)
Aluna do Curso Turismo Responsável

Rosa meire depoimento.jpg

O curso foi inspirador!Ainda mais para uma acadêmica de Turismo, ainda sem experiência na área.Diferente do que já ouvi nas aulas da faculdade, aprendi  que é possível sim termos uma atividade turística transformadora, responsável e sobretudo respeitosa com destino, residentes e turistas. O curso foi uma complementação da minha graduação, enriqueceu meus conhecimentos sobre Turismo, me apresentou novos olhares sobre o setor, trouxe inúmeros casos reais, convidados com uma bagagem imensa, além da equipe maravilhosa, que dava show nas aulas todas às quartas-feiras! E é com esse Turismo responsável, inspirador, que aprendi no curso, que pretendo trabalhar!!

— Rosa Meire Alves Silva (São Paulo/SP)
Aluna do Curso Turismo Responsável

O que dizer sobre esse curso, além de que ele foi super  essencial e necessário? Eu sempre me senti deslocada dentro da área do Turismo, porque se fala muito sobre atingir metas, vender muitas passagens e viagens, mas pouco sobre o impacto causado nos destinos e isso sempre me intrigou e incomodou. Eu digo que ter participado desse curso foi descobrir a minha tribo e me fez sentir parte de algo maior e que não estou só. O Turismo Responsável me encanta e já passou da hora de fazer parte das pautas dos grandes eventos e do governo. Existem pessoas muito qualificadas pra isso e com muito desejo de fazer acontecer. Estão aí nossos professores e todos os alunos que não me deixam mentir.

—  Jeisi Rosa (Angra dos Reis/RJ)
Aluna do Curso Turismo Responsável

marisa depoimento 1.jpg

O Curso de Turismo Responsável foi surpreendente! Uma grande troca de informações, dicas e orientações de alta qualidade com profissionais muito competentes no assunto. As aulas abordaram temas e conceitos ricos em experiências fantásticas, que nos fizeram pensar cada vez mais em assumir as responsabilidades para desenvolver atividades turísticas muito além de sustentáveis, um novo olhar cheio de oportunidades de crescimento mútuo, colaborativo e com o envolvimento de todos.

— Marisa Poloni (Farroupilhas/RS)
Aluna do Curso Turismo Responsável

Enquanto graduanda de Turismo eu enxergo este curso como uma das experiências mais enriquecedoras da minha formação. Conteúdos atualizados, aulas bem conduzidas, com diversos convidados fundamentais nos temas abordados, uma equipe eficiente e atenciosa e uma turma que por certo está carregando essa vontade de mudança, de se colocar em ação. Minha certeza na turismóloga que quero ser se faz mais forte hoje. E meu agradecimento se exprime no desejo de que o Instituto Vivejar e seus facilitadores tenham grande alcance.

—  Jakeline Cibelle Santos de Seixas (Manaus/AM)
Aluna do Curso Turismo Responsável

Camila França 2.jpeg

O que dizer sobre o curso de Turismo Responsavel - É um tema de grande importancia no qual eu senti falta na faculdade, trazer o olhar do turismo como uma ferramenta de transformação, e impactos positivos é algo que passa bem distante da visão geral de alguns cursos. Foi muito bom poder entrar em meio a pessoas que querem fazer essa diferença através de algo que amamos tanto, de se ver no caminho coletivo, e não mais sozinha como estive por um bom tempo. A Mari, e o Gustavo foram incriveis em pensar o quanto esse tema é necessário, e compartilhar as suas experiências, e dos convidados que vieram no decorrer dos módulos. Espero que mais, e mais pessoas façam parte desse movimento de desenvolver o turismo em todo o seu potencial positivo. Obrigada pelas trocas,    e pela oportunidade de fazer parte dessa movimentação.

— Camila da Silva França de Souza (Santo André/SP)
Aluna do Curso Turismo Responsável

Para além de um conteúdo muito atual, discussões instigantes e fora da caixa, a forma com que as aulas foram conduzidas foi muito leve, espontânea e inspiradora. Participantes também gabaritados e de todo o Brasil, sempre dispostos a trocar. Uma iniciativa incrível. Recomendo muito!!

—  Mariana Rocha (Belo Horizonte/MG)
Aluna do Curso Turismo Responsável

mari rocha depoimento.jpeg
tito depoimento.jpeg

O Curso Turismo Responsável possibilitou aos participantes conhecer conteúdos e experiências sobre empreendimentos de impacto social no Turismo. Além disso, é uma grande oportunidade para estabelecer parcerias com propósito.

— Tito Tavares (Belo Horizonte/MG)
Aluno do Curso Turismo Responsável

Ao ver a atividade turística paralisar devido à pandemia, me vi obrigada a encontrar novas possibilidades para o futuro, foi então que conheci o Instituto Vivejar. Não pensei duas vezes ao me inscrever no curso de "Turismo Responsavel", e a partir daí a minha vida deu uma reviravolta, meio sem saber me vi envolvida com temas até então quase desconhecidos e a possibilidade de aplicá-los no nosso turismo aqui de Ouro Preto. Muitos conhecimentos novos me proporcionaram um outro olhar para velhos problemas. Ainda me encontro nos primeiros passos nessa nova estrada, mas, a cada dia me sinto muito mais confiante e certa de que é a estrada justa para o futuro do turismo. Só tenho a agradecer à Mari, Gustavo e Ana por essa oportunidade de me juntar a pessoas que fazem a diferença. Obrigada à vocês!

Claudia pessoa depoimento.jpeg

—  Cláudia de Cássia Pessoa (Ouro Preto/MG)
Aluna do Curso Turismo Responsável

carol paiva depoimento.jpeg

O Curso de Turismo Responsável do Instituto Vivejar é encantador! A Mari e o Gustavo vão muito além da teoria e trazem a prática de quem tem anos de experiência nessa área. Recomendo para qualquer pessoa que queira estar atualizado com as necessidades do turismo do futuro. Além de muito conteúdo interessante, também criamos uma rede de pessoas e oportunidades de parcerias incríveis! Só agradeço pela generosidade em compartilhar tanto conhecimento valioso, e pela atenção impecável da Ana Rosa sempre pronta para nos ajudar. Nota mil! 🧡

— Carol Paiva (São Paulo/SP)
Aluna do Curso Turismo Responsável

A pandemia trouxe o medo, a incerteza, o isolamento e muitos questionamentos a vida de todos, no cenário turístico ela refletiu de maneira extremamente impactante. Em meio a todo esse caos surgiu a oportunidade de estar participando do curso de turismo responsável ofertado pelo Instituto Vivejar. A possibilidade de conectar pessoas, estabelecer redes, debater idéias, adquirir novos conhecimentos, e entender qual o papel dos profissionais do turismo como elo de uma corrente fortalecedora da atividade, foi estimuladora. A experiência despertou em mim um momento de ressignificar meus conceitos, entender meu papel enquanto profissional da área e adquirir novos conhecimentos para atuar na atividade com mais consciência e responsabilidade, buscando desenvolver um turismo que seja muito mais que sustentável, que seja regenerativo. Onde a conexão das pessoas com elas mesmas, com o outro e com a natureza possam de fato desencadear um processo de transformação no todo. Gratidão pela acolhida, pela experiência e pela troca. Sucesso e vida longa ao Instituto Vivejar!!! Cristiane Corradini. Proprietária da Made in Mato Turismo. Diretora do Circuito Turístico Parque Nacional Serra do Cipó.

—  Cristiane Corradini (Conceição do Mato Dentro/MG)
Aluna do Curso Turismo Responsável

kiko depo.jpeg

Foi muito rico o aprendizado e as trocas que tive durante o curso de Turismo Responsável. Além de todo o conteúdo apresentado, o fato de conhecer pessoas que buscam por um turismo mais justo, consciente e respeitoso, somaram muito na minha trajetória. Agradeço muito a toda equipe do Instituto Vivejar, pelos conhecimentos compartilhados e por fazerem a diferença.

— Kiko Moreira (Itaúna/MG)
Aluno do Curso Turismo Responsável

Olá, meu nome é Tereza Heleney e trabalho com turismo  há 30 anos, sempre no mercado receptivo. Atualmente sou gerente da Havas & Walpax, empresas com mais de 30 anos de mercado e que fazem parte do grupo Águia. O que falar do curso de Turismo Responsável administrado pelo Instituto  Vivejar?  Antes de tudo, só tenho a agradecer pela generosidade da Mariana e do Gustavo em nos passar tanto aprendizado. Este curso me deu muita inspiração, me abriu tanto os olhos... Dou muita grata pela oportunidade de ter aprendido tanto e ter me mostrado o quanto o agente de viagens é responsável não só por transformar em realidade os sonhos de nossos clientes , mas também por conectá-los à felicidade dentro de uma cadeia onde o Turismo Responsável é o protagonista.

—  Tereza Heleney (Rio de Janeiro/RJ)
Aluna do Curso Turismo Responsável

O curso do Instituto Vivejar foi para a Braziliando uma jornada de aprendizados e conexão! Formamos uma rede de profissionais engajados com um propósito comum: realizar o turismo de forma mais responsável. Foi muito enriquecedor e inspirador ouvir pessoas que já vêm atuando com esse objetivo em diferentes áreas do turismo, o que abriu nossa mente para novas ideias e formas de atuar. E mais interessante ainda foi poder trocar com profissionais de todo o Brasil que estão trabalhando para transformar a forma como realizamos turismo no país. Essas conexões se traduziram em parceiras(os) comerciais, clientes, mentores(as), que nos ajudaram a fortalecer nosso trabalho. Muito gratas ao instituto por essa oportunidade de crescimento e conhecimento.

— Ana Taranto (Rio de Janeiro/RJ)
Aluna do Curso Turismo Responsável

As coisas aconteceram meio por acaso, comecei a ler e me interessar muito pelo tema Turismo Responsável, eu já tinha algumas atitudes responsáveis na minha vida pessoal mas nunca tinha pensado em como minha vida profissional poderia afetar o Planeta Terra. A 20 anos trabalhando com turismo de massa, turismo irresponsável, esta Pausa que o COvid 19 nos impôs me fez pensar e ver que precisava mudar e muito. Foi ai que vieram vários cursos. Num deles conheci uma colega que me apresentou outra que me apresentou o Curso Turismo Responsável do Vivejar. Ele já estava acontecendo e eu já tinha perdido 3 módulos que poderia recuperar assistindo aulas anteriores.  Eu tinha sede de conhecimento nesta área, e este curso foi maravilhoso. Sou apenas uma iniciante neste mundo do Responsável, mas apaixonada e entusiasmada por lutar pelo que eu acredito. Devo todo meu conhecimento a este curso maravilhoso , pelos ensinamentos e pelas experiências trocadas e por todos os contatos que tivemos a oportunidade de conhecer. Só gratidão, e vamos em frente porque a luta não será fácil… Poliane Mafra Spitzner proprietária da Antiga Alpina Turismo, hoje Alpina Turismo Responsável.

—  Poliane Mafra Spitzner (São Bento do Sul/SC)
Aluna do Curso Turismo Responsável

O curso Turismo Responsável foi um curso de muita contribuição a minha formação em Turismo. E o despertar para novos horizontes.  As aulas pontuais, a organização da equipe em deixar tudo impecável e sempre estar interagindo com os alunos - comunicação clara, foram fundamentais. Os materiais e e-mails disponíveis. Assuntos interessantes e atuais. Tudo de parabéns. As expectativas foram superadas. Me sinto orgulhosa de ter feito parte desta primeira turma e ter vivido essa experiência no meio da situação do planeta com a pandemia. Parabéns ao instituto e seus colaboradores.

— Lorena Adrião Mangas (Belém/PA)
Aluna do Curso Turismo Responsável

O curso é sobre compartilhamento de experiências que estão em prática, que são comercializada no mercado turístico, que valorizam os modos de ser e fazer originais de comunidades tradicionais/nativas, e conseguem alcançar uma troca positiva de benefícios pra quem recebe e pra quem é recebido. Com as trocas desse curso eu vivenciei (pelo digital, claro) o compartilhamento de experiências que realizam um turismo que efetivamente é bom para o local e pra o turista, necessariamente nesta ordem. Para fazer disso uma realidade, eles compartilham ferramentas de mensuração para o desenvolvimento e para o monitoramento dos impactos. Super recomendo! 😉

—  Rutti Cutrim (São Luís/MA)
Aluna do Curso Turismo Responsável

Com um excelente equilíbrio entre conteúdo técnico e ricas trocas de experiências, o Curso de Turismo Responsável do Instituto Vivejar proporciona aos participantes não só o entendimento teórico sobre o tema, mas também traz ferramentas práticas para quem deseja desenvolver a atividade turística de forma responsável. Outro grande diferencial é a forma como a equipe do Instituto Vivejar encoraja e promove a integração entre os participantes, gerando valiosas oportunidades de networking e de parcerias que podem gerar belos frutos!Parabéns e obrigada Marianne, Gustavo e Ana Rosa pelo maravilhoso trabalho! Ana Caldeira - Gestora do Circuito Turístico Parque Nacional da Serra do Cipó - MG.

— Ana Caldeira (Serra do Cipó/MG)
Aluna do Curso Turismo Responsável

Ganhei no meu  aniversário o presente de participar da capacitação  da primeira turma do Instituto Viverjar. Experiência  incrível  que abriu um mundo de conhecimento e experiências  nesse espaço e tempo em que vivemos. Me fez ver o quanto o TBC responsável  é  necessário para que façamos a diferença no meio em que vivemos.  Sou Joyce  Mendes Anfitriã  do litoral norte do Paraná da Rede Guaraguatá Turismo de Base Comunitária. Trabalho  com as mulheres tiradeiras da carne de siri, da comunidade do Costão.

—  Joyce Mendes (Guaraqueçaba/Litoral Norte PR)
Aluna do Curso Turismo Responsável