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Prêmio de Turismo Responsável, organizado pela WTM Latin America, é executado pelo Instituto Vivejar

Pela primeira vez, o Instituto Vivejar executa o Prêmio de Turismo Responsável, organizado pela WTM Latin America. Este é um dos mais importantes do setor de viagens e turismo na América Latina. Trata-se da versão latino americana da WTM Global Responsible Tourism Awards, que ocorre todo ano em Londres. O objetivo é dar visibilidade às iniciativas que possam inspirar o setor de viagens e turismo para a promoção do turismo responsável e sustentável na América Latina.

A galeria de fotos para você reviver esses encontros está disponível.

Desde de 2020,  o Instituto Vivejar já capacitou 1036 profissionais de todo o país em cursos voltados ao turismo responsável, incluindo bolsistas de comunidades tradicionais. Ao longo desse período a Organização também desenvolveu ações para o fortalecimento do turismo responsável nos destinos, como por exemplo a parceria celebrada com Empresa Potiguar de Promoção Turística do Rio Grande do Norte (EMPROTUR/RN) e a sensibilização para o tema nos principais eventos do setor Brasil a fora. 

As iniciativas foram avaliadas por um júri técnico que escolheu os finalistas para cada categoria. Gustavo Pinto, conselheiro para  Turismo Responsável da WTM Latin America afirma que  "Nesta edição tivemos o Comitê de inclusão e diversidade da WTM Latin America como corpo de júri - um time de grandes nomes juntou-se a nós para avaliar as melhores histórias do nosso continente que certamente irão inspirar o setor". 

Conheça as categorias e ganhadores (🟡gold e ⚪silver):

1. Melhores soluções para gestão de resíduos plásticos

Nesta categoria procuramos exemplos nos quais uma empresa ou destino turístico tenha desenvolvido maneiras de remover resíduos plásticos do meio ambiente. Os prêmios desta categoria foram entregues por Daniel Zanetti, diretor geral da WTM Latin America.

Ganhadores

🟡 Raízes Desenvolvimento Sustentável (Brasil)

🟡 Pipa Convention Bureau (Brasil)
⚪ Wilderness Patagonia (Argentina)

 

O projeto Dona do meu fluxo, desenvolvida pela Raízes, une volunturismo com soluções eficientes para a desafio da pobreza menstrual, já beneficiando 4500 mulheres de todo o mundo com a distribuição de coletores menstruais, reduzindo a geração de resíduos em aproximadamente 225 toneladas até o momento. 

O Movimento Preserve Pipa buscou uma solução para reduzir o impacto ao meio ambiente e lançou uma garrafa com redução de 20% de plástico em sua composição. Além da composição com menos plástico, a garrafa também é produzida com 100% de energia renovável, e a meta até 2026 é reduzir 40% de plástico. Além disso, foram retirados mais de 6 toneladas de lixo reciclável do meio ambiente, destinados à comercialização por empresas de reciclagem do estado do RN.
 

O Silver winner foi a Wilderness Patagonia, empresa tem um forte compromisso com a Neutralidade de Carbono. A contribuição da iniciativa para o meio ambiente vem da redução de resíduos de duas maneiras: primeiro, considerando cuidadosamente o que comprar e, segundo, por meio da reciclagem adequada. Grande parte da reciclagem, como vidro, plástico, metal, papel e lixo orgânico, vai para os agentes comunitários da Associação de Recicladores de Bariloche.

 

2. Melhores conexões significativas

Nesta categoria buscamos histórias em que a relação do viajante com seu anfitrião promovem o bem estar para os envolvidos e o desenvolvimento sustentável para o destino visitado. Para esta categoria quem entregou os prêmios foi o diretor presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling.

Ganhadores

🟡 La Moya (Equador)

🟡 Mobiliza São Luiz (Brasil) 

⚪ Instituto de Pesquisas Ecológicas Ipê (Brasil)

⚪ Quinti Equador (Equador)

La Moya é a comunidade indígena Puruha. São 50 famílias que viram na sua cultura e visão de mundo uma forma de aumentar a renda através do compartilhamento de conhecimentos em medicina, gastronomia, costumes e tradições. La Moya tem apostado no desenvolvimento de uma atividade de turismo solidário com a participação ativa de todos os membros da comunidade, das tradições, cultura, roupas tradicionais, trabalhando com base em uma perspectiva intercultural e buscando sempre a gestão adequada do patrimônio cultural, com um princípio de equidade social na distribuição de seus benefícios.
 

O Mobiliza SLZ é um movimento que surgiu para fortalecer e celebrar os bens mais belos e representativos de São Luís: a Cultura, o Turismo e a Economia Criativa, por meio de uma rede plural e transformadora, baseada em um ambiente de troca e conexão de ideias e experiências. Na prática, trata-se de um circuito com vários eventos e ações, que podem ser ao vivo ou online, unindo mentes criativas e promovendo uma ocupação criativa e cultural da cidade, resultando em 09 dias de cores vibrantes, ecos musicais, espalhando sabores e deslumbram aos olhos de quem mora e visita a capital maranhense.
 

O IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas criou uma metodologia inovadora de cursos de capacitação em empreendedorismo socioambiental que inclui mentoria individualizada, com a participação de voluntários de empresas e um investimento semente para fortalecer ou expandir empreendimentos liderados por indígenas e ribeirinhos da região amazônica. Os empreendedores comunitários envolvidos agregaram mais valor ao seu trabalho, tornaram a gestão e a comunicação mais eficientes e, consequentemente, obtiveram mais receita e maximizaram seu impacto.
 

A Quinti é uma operadora do Equador e Galápagos que projeta experiências autênticas com anfitriões locais e nos trazem uma bela história com experiências sensoriais para sensibilizar os viajantes a terem ferramentas para ajudar pessoas cegas com um a participação de um facilitador cego. Atualmente contam com 8 experiências.

3. Melhores modelos de compras locais, artesanato e alimentação

Os benefícios causados pelo turismo para o sustento de comunidades locais são maiores quando as empresas de turismo, operadores e guias turísticos, fornecedores de hospedagem, restaurantes, cafés, bares, autoridades de turismo e governos locais incentivam o desenvolvimento do artesanato local e da produção de alimentos para os turistas. São estas histórias que procuramos nesta categoria. Rogéria Pinheiro, mentora de agentes de viagens, foi a convidada para a entrega dos prêmios.
 

Ganhadores

🟡 Governo de Antioquia (Colombia)
⚪ Rota do Enxaimel (Brasil)

Antioquia - o destino está levando em consideração a vocação turística de Antioquia: turismo de natureza e cultura, dando importância para que os diferentes atores da cadeia de valor, como operadoras de turismo, artesãos, agricultores, entre outros, junto com as administrações municipais, territórios e comunidades locais, trabalhem de forma articulada forma e unir esforços com base na qualidade do serviço.

O bairro de Testo Alto, em Pomerode, Brasil, é conhecido como Rota do Enxaimel, por ser a maior concentração de casas construídas nessa técnica fora da Europa (50 casas em 16 quilômetros). Em junho de 2021, um grupo de empresários e moradores locais fundou a Associação Rota do Enxaimel, para alavancar a riqueza cultural na atividade turística, gerando apoio econômico para que as famílias continuem preservando o patrimônio e as tradições culturais e rurais. Com o trabalho que desenvolveram em um ano e meio, o número de visitantes passou de menos de 20.000 para mais de 150.000 visitantes por ano, um aumento de mais de 10 vezes.

4. Abordando as mudanças climáticas

O júri procurou exemplos de iniciativas que possam reduzir as emissões de gases do efeito estufa oriundos do transporte, hospedagem, atrações e serviços turísticos localizados nos destinos e aumentar a resiliência das empresas e destinos turísticos diante das alterações climáticas. Para entregar os prêmios da categoria foi convidada Bia Moremi, CEO da Brafrika.

Ganhadores

🟡 Say Hueque (Argentina)

⚪ Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Brasil)

Em 2020, Say Hueque iniciou o objetivo de ser a primeira empresa de viagens da Argentina a neutralizar as emissões de CO2 e logo perceberam que precisavam ir além. Em 2021, iniciaram uma parceria com a Reforestarg, uma ONG local que trabalha para restaurar florestas danificadas na Patagônia. Desde então, doaram uma árvore para todos que viajaram com a empresa e também participaram de plantações massivas.

Em 2022, decidiram ir muito além comprometendo-se a plantar 20.000 árvores até 1º de agosto de 2023.

A Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul iniciou o processo de certificação de Bonito como destino carbono neutro. O projeto foi elaborado com base em protocolo que permite medir o impacto ambiental das atividades, produtos e serviços de uma empresa e o ciclo de vida de suas emissões de gases de efeito estufa.

A iniciativa está alinhada ao projeto do estado do Mato Grosso do Sul de obter, até 2030, a certificação Carbono Neutro, reduzindo ao máximo a emissão de gás carbônico, gerado a partir da queima de combustíveis fósseis e da respiração dos seres vivos.

Neste momento, a realização deste projeto visa tornar Bonito o primeiro destino de ecoturismo do mundo certificado como Carbono Neutro.


5. Melhores soluções para a promoção da diversidade e inclusão

Para a categoria os tópicos avaliados são:
·       empresas de turismo que evitem a discriminação de gênero, grupos étnicos e comunidade LGBTQ+ e que empreguem pessoas com deficiência; e
·       empresas e destinos que tenham criado experiências do visitante seguras e significativas para mulheres, pessoas com deficiência, comunidade LGBTQ+ e praticantes do turismo de diáspora, tornando a diversidade cultural acessível para todos .


Para entregar estes prêmios Taís Rosa, pesquisadora e CEO da Conectando Territórios foi convidada.
 

Ganhadores

🟡 La Union Coffee Farm (Colômbia)

🟡 Rede Batuc (Brasil)

⚪ Diáspora Black (Brasil)

A Rede BATUC, da Bahia, reúne quilombolas, indígenas, agricultores familiares, pescadores, ribeirinhos, pastores, assentados da reforma agrária e coletivos urbanos. A Rede promove suas atividades turísticas como forma de promover a geração de trabalho e renda e como instrumento de resistência e transformação na oferta de um turismo sustentável, responsável e regenerativo.

Atualmente, a Rede BATUC está presente em 7 das 13 Zonas Turísticas do estado e em 10 dos 27 Territórios de Identidade, complementando a oferta turística baiana ao oferecer um turismo sustentável, responsável e solidário, apoiado na agroecologia, economia solidária e educação popular.
 

La Union Coffee Farm Nesta fazenda de café os visitantes praticam o "Turismo Consciente", onde além de conhecer e interagir com a cultura local, têm a oportunidade de ser coprotagonistas e conectar emoções centradas na conservação, respeito às tradições e no uso sustentável de recursos.

O La Union possui um programa que privilegia a contratação de pessoas com deficiência com habilidades excepcionais, por exemplo, guias em francês, alemão e inglês. Também contam com pessoal como intérpretes em língua de sinais colombiana
 

Fundada no final de 2016 por jovens empreendedores negros, a Diáspora Black transformou o mercado turístico brasileiro, com a criação de um marketplace de turismo e cultura negra com serviços de divulgação e reservas de hospedagem (casas compartilhadas, hostels, pousadas, hotéis), roteiros, pacotes de viagens e eventos online (passeios virtuais, cursos, workshops, palestras, workshop...) e também, com a venda de treinamentos e consultorias para o trade turístico.

 


6. Melhores iniciativas para a conservação da natureza

Por fim, temos a categoria “Melhores Iniciativas para a Conservação da Natureza”. Para entregar este prêmio foi convidado Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil.

Ganhadores

🟡 Las Torres Patagônia (Chile) 

🟡 Toca do Kaynã (Brasil)

⚪ Wilderness Patagonia (Argentina)

Las Torres Patagônia é uma propriedade privada e área protegida, localizada no coração do Parque Nacional Torres del Paine (Chile). Dentre as diversas iniciativas de conservação destaca-se o fato de Las Torres ter conquistado, por 3 anos consecutivos, o Ecological Outcome Verification concedido pelo Savory Institute. Ele mede e analisa a função do ecossistema com base no manejo holístico, pastejo planejado e regeneração do solo na Patagônia chilena. 
 

Toca do Kaynã - O empreendimento está localizado na zona rural de Santo Antônio do Jardim – SP e promove turismo de educação ambiental, recebendo gratuitamente escolas públicas e projetos sociais, inclusão de pessoas com deficiência visual, projetos de gestão de resíduos e reflorestamento.

Wilderness Patagonia sempre priorizou a prestação de serviços em áreas naturais protegidas porque acredita que além de realizar uma atividade turística ativa, o turista leva consigo conhecimentos específicos sobre porque e para que se cuida dos Parques Nacionais.

Para conectar turistas ou visitantes com os valores de conservação da Administração de Parques Nacionais da Argentina, promovem educação ambiental de várias maneiras e realizam estudos de impacto ambiental em parceria com o órgão gestor de unidades de conservação da Argentina onde foram geradas as diretrizes mínimas para poder desenvolver atividades turísticas com o menor grau de impacto na natureza.

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